terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A Honestidade Intrínseca



O Professor Cavaco Silva, candidato à Presidência da República Portuguesa, disse num destes dias e como bem lembrou o Daniel, que "os portugueses para serem mais honestos do que eu [ele], têm de nascer duas vezes. Duas vezes!".

Não tenho nada pessoal contra o Professor. Sinceramente. Não concordo com ele e julgo-o (também) politicamente responsável pelo actual estado em que o país se encontra. Nada mais.

Não podia no entanto deixar de demonstrar a minha perplexidade com esta afirmação. Além do pretensiosismo que ela encerra, a que todavia já estamos habituados (quem não se lembra do célebre "nunca me engano e raramente tenho dúvidas"), denoto uma clara contradição. O Professor pretende fazer uso de uma característica que deveria ser intrínseca a qualquer político para dela se vangloriar, sem que, ainda segundo o mesmo, nenhum outro português o possa um dia suplantar.

Pois deixe que daqui lhe diga que a honestidade, em termos políticos e na minha modesta opinião, não deveria ser sequer considerada como uma qualidade. Deveria ser intrínseca ao próprio desempenho de funções representativas do povo português e jamais uma arma de arremesso. Se não é honesto obviamente não pode sequer ser político. É a meu ver uma falsa questão.

Infelizmente o mundo político actual está tão mau, que quando aparece alguém que passa a ideia de que é de facto extremamente honesto (ser só honesto já não basta sequer) todos elogiam, batem palmas e fazem questão de sublinhar essa qualidade. Qualidade?! Então não era suposto?!

Enfim, eu sei que é tarde mas vou acabar com um exemplo ilustrativo do que pretendo dizer: imaginem-se numa marquesa, prestes a serem operados. Aparece o médico e diz: "sabe, eu tenho o curso de medicina". Perguntam de certeza: "então e não era suposto?!".

2 comentários:

  1. aplaude o rigor da análise. Francamente. E louva o facto de teres culminado com um exemplo de um licenciado em medicina e não em direito, sob pena da questão que se colocasse fosse a de 'então e isso serve-lhe de quê, não obstante ser suposto?'... =P Beijinho já com saudades desse mente crítica do Las bUnito! *

    ResponderEliminar
  2. Agradece o reconhecimento e confessa ter pensado numa situação de um desempr... perdão, licenciado em direito, mas acho que haveria conflito de interesses.
    Outro beijinho, também saudoso e bem lamechas.

    ResponderEliminar

Festas